Riscos que a ansiedade pode trazer ao aluno

Os transtornos de ansiedade podem ser bastante prejudiciais ao indivíduo. Dentre os riscos da ansiedade estão a chance aumentada de depressão e de isolamento social.

O sentimento de ansiedade é uma resposta natural do ser humano a alguns fatores, entretanto altos níveis de ansiedade podem causar prejuízo ao indivíduo. Os transtornos de ansiedade podem ser caracterizados como um sentimento desagradável de medo e de preocupação excessiva que causa um desconforto desproporcional em decorrência da antecipação de algumas situações. É um problema sério que afeta muitas pessoas, inclusive adolescentes e crianças, e, muitas vezes, não é percebido por amigos e familiares.

São cada vez mais frequentes nas escolas casos de alunos com transtorno de ansiedade. Mudança para uma nova escola e expectativa de conseguir boas notas para ser aprovado são alguns dos fatores que agravam a ansiedade em alunos. Os transtornos de ansiedade podem trazer grandes prejuízos à criança e ao adolescente, portanto deve-se dar atenção adequada a essas pessoas. Afinal, quais são os riscos que a ansiedade pode trazer ao aluno?


Riscos que a ansiedade pode trazer ao aluno

A ansiedade pode prejudicar o aluno em vários aspectos e pode desencadear consequências graves. Veja a seguir alguns problemas que podem ser desencadeados pela ansiedade excessiva:

  • Dificuldade de aprendizagem: Alunos com transtornos de ansiedade, geralmente, apresentam dificuldade para se concentrar e para assimilar informações ditas pelo professor, o que acarreta uma aprendizagem pouco satisfatória. Além disso, sentimentos negativos podem tomar conta dos pensamentos desses alunos, dificultando seu foco no aprendizado. Hábitos de vida saudáveis e técnicas de relaxamento podem ajudar nesse ponto
  • Desistências: É comum que alunos com muita ansiedade acabem não atingindo os resultados esperados, o que pode levá-los a desistir de realizar certas atividades. Trabalhos em grupo, por exemplo, podem ser bastante estressantes para alunos com ansiedade. Nesses casos, esses alunos podem começar a tremer, apresentar voz trêmula ou até mesmo perder a voz.
  • Isolamento social: Muitas pessoas que apresentam transtornos de ansiedade mostram-se “solitárias” nas escolas. A chamada ansiedade social, na qual o indivíduo teme sentir-se envergonhado, faz com que o aluno evite ser foco de atenções e expor-se.
  • Depressão: Pessoas com ansiedade apresentam maior risco de desenvolver depressão.


Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/saude/quais-os-riscos-que-ansiedade-pode-trazer-para-aluno.htm


   Compartilhar no Facebook