As cincos tendências inovadoras da educação

As novas tecnologias fazem parte das tendências da educação. Para uma instituição que tem como premissa evoluir constantemente, é essencial a busca por melhorias no campo educacional. Investir em inovação traz liderança em qualidade de ensino.

Confira quais as novidades que prometem revolucionar a educação brasileira:


1. Realidade Virtual ou Realidade Aumentada

A realidade aumentada tem a possibilidade de trazer o mundo exterior para dentro da escola. Uma de suas funcionalidades é poder levar o aluno a visitar outro país e conhecer épocas passadas. E tudo isso sem sair da carteira.


2. Byod em sala de aula

Um das grandes tendências atuais da educação é o Byod, do inglês “Bring Your On Device“, ou “traga seu próprio dispositivo”. Ou seja, os estudantes trazem seus notebooks, tablets e celulares para utilizar durante a aula. Dessa forma, por exemplo, o professor pode excluir a cópia tradicional e disponibilizar a matéria digitalizada. Assim, o tempo economizado pode ser aplicado para mais tarefas práticas sobre o tema estudado.


3. Uso de um ecossistema próprio de apps

A tecnologia pode ser levada para as aulas de diversas formas, como: lousas interativas, apresentações dinâmicas, plataformas digitais, comunicação com instituições de todo o mundo e, principalmente, o uso de aplicativos. Todas essas ferramentas aumentam as chances de garantir o engajamento dos alunos durante a apresentação da matéria. Sendo assim, é possível notar que os recursos tecnológicos e o uso de um ambiente próprio de apps prometem revolucionar os métodos pedagógicos.


4. Prática de gamificação

Em uma abordagem leve e desafiadora, o aluno aprende brincando e a turma fica muito mais estimulada a fazer as atividades. Com games educativos, aplicativos e plataformas especializadas, o professor consegue avançar em seu conteúdo.


5. Ensino de Coding

Com base na gamificação, une inglês, matemática e programação para que os estudantes possam aprender a linguagem própria dos computadores. Essa habilidade garante o acesso ao conhecimento de um mercado em ampla expansão.


Por Sandro Bonás, CEO da Conexia*



   Compartilhar no Facebook