CACULÉ IMPLEMENTA A AIP (AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA)

O Governo de Caculé, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura vem realizando ações sob a ótica do processo colaborativo toda a rede, com interação de projetos e atividades pedagógicas.

Um dos exemplos é a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas unidades escolares e a produção do documento curricular pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular.

É sob esta perspectiva de continuidade de um trabalho baseado na democracia, diálogo e coletividade, que a SMEC do Município de Caculé vem realizando a Avaliação Institucional Participativa, uma iniciativa que está alinhada à qualidade educacional e responsabilidade coletiva e é pioneira na Educação do Município.

A implementação da AIP iniciou-se com a elaboração do PME (Plano Municipal de Educação). Ele está previsto nos incisos I e II do Art 157 da lei orgânica do Município e nas Diretrizes, Metas e estratégias da Lei Municipal nº 350/2015. Essa elaboração contou com uma Comissão composta por Profissionais da Educação da Rede Municipal de Caculé, que foram membros da Secretaria Municipal de Educação e das unidades escolares, nomeados a partir da portaria SME nº. 45/2018, publicada no Diário Oficial do Município em 12/09/2018.


O objetivo do Plano é orientar o desenvolvimento de uma educação de qualidade a partir de parâmetros básicos para a implementação da política da Avaliação Institucional Participativa.

As etapas indicadas para a Avaliação e já realizadas são:

  • Em setembro, coleta de dados com a colaboração de gestores, professores e coordenadores das escolas de Educação Infantil e turmas do Ciclo de Alfabetização. A metodologia utilizada como meio de avaliação para a clientela infantil, se deu por meio de rodas de conversas, placas coloridas e roteiro de questões. O Conviva colaborou neste processo, com a ferramenta Espaços Escolares, uma parte utilizada para a avaliação das escolas na Educação Infantil e nos ciclos.
  • Ainda em fins de setembro, preenchimento dos formulários online para avaliação institucional realizado por gestores, professores e coordenadores das escolas das turmas do 4º ao 9º ano.
  • No início de outubro, preenchimento dos formulários online por gestores, professores, funcionários e técnicos da Secretaria Municipal da Educação e Cultura.
  •  Em meados de outubro, famílias e comunidade extra-escolar utilizaram o formulário online para as suas avaliações.

Algumas das próximas etapas prescritas no Plano da AIP ainda estão em andamento, com perspectiva de sistematização dos resultados e produção do texto diagnóstico previstos para meados do mês de novembro. Isso vai favorecer nossas próximas ações porque construiremos os documentos norteadores de nossas atividades com base em nossa realidade e necessidades.

A Avaliação Institucional Participativa, sendo um processo contínuo e democrático, é uma política pública de comprometimento com a melhoria da qualidade educacional como um todo, levando em consideração as várias percepções de seus atores, seja na detecção de sucessos e dificuldades, seja na proposta, no acompanhamento e na intervenção na busca dessa qualidade.


Todas as ações realizadas no trajeto da AIP no município de Caculé, desde a elaboração de seu plano à efetivação da coleta de dados nas instituições avaliadas, compreendem uma experiência inovadora para a educação no âmbito local.

   Compartilhar no Facebook