Secretaria de educação promove sorteio eletrônico de matrículas escolares em Brumado

Acatando recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), a Secretaria de Educação de Brumado realizou na manhã desta terça-feira (23) o sorteio eletrônico das matrículas das unidades mais requisitadas da rede municipal de ensino.

De acordo com dados da pasta, mil alunos foram cadastrados para o sorteio, dos quais 90% conseguiram vagas nas instituições de interesse. Aqueles que não conseguiram as vagas desejadas estão sendo orientados a se matricularem em instituições de ensino mais próximas das comunidades onde residem a partir da próxima semana. O processo eletrônico seguiu o padrão do Sistema Paulo Freire, implantado em quinze municípios do estado, tendo Brumado como referência. 

O sorteio contou com a supervisão técnica do grupo WSouza e a participação da representante do Ministério Público, a Promotora Verena Aguiar Silveira, da Secretária Municipal de Educação, Ednéia Ataíde, do coordenador acadêmico do sistema Paulo Freire, o professor Adriano Santos, o supervisor técnico Willian Souza, representantes dos conselhos de educação, merenda e tutelar, além de parte da imprensa e alguns pais de alunos para atestar a transparência do processo. A lista com os nomes dos sorteados será fixada nas unidades escolares e divulgadas no site oficial da prefeitura para consulta dos interessados.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária Ednéia Ataíde considerou que o processo foi democrático, dando aos alunos a mesma oportunidade de garantirem suas vagas nas escolas desejadas, bem como seguiu um padrão que já funciona em muitos dos grandes centros educacionais do país. Para ela, o processo acaba com as enormes filas que se formavam nas portas das unidades.

   Compartilhar no Facebook