Por que as flores são coloridas e perfumadas?

Como sabemos, nem todas as plantas possuem flor. As plantas que apresentam essa característica são chamadas de Angiospermas. A presença de flor é, sem dúvidas, uma característica bastante importante, uma vez que ela permite uma reprodução mais eficiente.

Para que uma angiosperma reproduza-se, é necessário que o grão de pólen seja levado da parte masculina da flor para a parte feminina de outra. Para que isso aconteça, faz-se necessário um agente polinizador, ou seja, algo que seja capaz de transportar o pólen entre as flores. Dentre os principais agentes polinizadores, destacam-se o vento, a água e alguns animais.

As flores vibrantes e perfumadas que falamos no início deste texto estão relacionadas principalmente com a polinização por animais. Isso se deve ao fato de que a flor atua como uma forma de atração para os polinizadores, sendo assim, são necessários mecanismos que garantam a visitação desses animais.

  • As abelhas, por exemplo, são atraídas por flores de coloração azul ou amarela e nunca visitam flores vermelhas.
  • Já as flores bastante vistosas normalmente atraem as aves, pois estas possuem uma ótima visão.
  • As flores polinizadas por borboletas também são vistosas, normalmente vermelhas, amarelas ou azuis. 
  • Flores com cheiro de fruto maduro e com pouca coloração normalmente são polinizadas por morcegos

Cada ser vivo apresenta uma característica que permite sua sobrevivência em um determinado ambiente, e com as plantas não poderia ser diferente. Cada atributo acima citado permite que o vegetal reproduza-se eficientemente e garanta a permanência da sua espécie na Terra.


   Compartilhar no Facebook