5 livros que quem está procurando emprego deveria ler

Buscar recolocação profissional pode ser algo estressante. Entre preparar currículos, cartas de apresentação e participar de entrevistas, sobra pouco tempo e, principalmente, disposição para ler um livro — mas, você deveria fazer isso! 

A leitura é extremamente benéfica para a sua busca de emprego. Além dos aprendizados e insights que podem surgir ao ler um bom livro, estar antenado e atualizado ao que acontece não somente no seu mercado pode fazer diferença na conversa com algum recrutador — trocar figurinhas sobre determinado livro é uma ótima maneira para se quebrar o gelo, por exemplo. 

Além disso, pense que, mais do que um bom currículo, o conhecimento pode te colocar à frente de seus concorrentes. O fato de você ter lido bons livros que esses caras não tiveram contato o coloca em vantagem. 

Mas, por onde começar? 


1 – Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas 

Antes de tudo, este é um livro sobre relações humanas. Quem está em busca de recolocação, independente da área de atuação, terá que trabalhar seu relacionamento interpessoal. Para Dale Carnegie, o sucesso financeiro é 15% de conhecimento profissional e 85% "da capacidade de expressar ideias, assumir a liderança e despertar o entusiasmo entre as pessoas". Ele enfatiza técnicas fundamentais para lidar com as pessoas sem fazê-las se sentir manipuladas. Comece por esse livro!


O que você vai aprender? 

Como a gentileza o torna mais suscetível a conseguir o que você quer; 

Como se apresentar e ser mais sociável em qualquer ambiente; 

Como extrair o melhor de um relacionamento com habilidades pessoais; 

Como ser um bom líder utilizando estratégias de relacionamento interpessoal. 


2 – Foco 

Apesar de apresentar uma variedade de estudos científicos e casos documentados, este não é um livro de ciência: qualquer um pode seguir seus argumentos e exemplos. Em "Foco" podemos entender as causas dos efeitos das emoções e como elas ajudam ou dificultam nossa capacidade de resolver problemas. 


O que você vai aprender? 

Entenda os dois componentes do seu cérebro — a mente top down e a mente bottom up; 

Descubra o papel do foco no seu dia a dia; 

Descubra como o autoconhecimento ajuda você a evoluir seu jeito de raciocinar; 

Aprenda a usar seu foco para liderar melhor; 

Descubra como criar empatia com as pessoas ao seu redor; 

Aprenda a usar seu cérebro de maneiras diferentes para situações diferentes. 


3 – Produtividade Para Quem Quer Tempo 

Obrigatório para quem quer integrar sucesso e felicidade. Este livro vai te mostrar como produzir mais sem ter que trabalhar mais. E, talvez você esteja pensando: "ok, mas essa é uma lista para quem está procurando emprego". Bom, a recolocação profissional é um trabalho contínuo. Geronimo Theml pode te ajudar a utilizar seu tempo de maneira inteligente através de dicas simples e práticas. 


O que você vai aprender? 

Aumente seus níveis de energia; 

Desenvolva uma mentalidade vencedora; 

Aplique o método de produtividade inteligente. 


4 – O Poder do Hábito 

Um livro que me ajudou a sair da inércia. É um daqueles pra se ter na cabeceira. Graças ao best-seller de Charles Duhigg aprendi a criar bons hábitos e, principalmente, a extinguir os maus. É uma boa pedida para quem precisa se reinventar.


O que você vai aprender? 

Como os hábitos funcionam; 

Como criar novos hábitos; 

Como líderes criam hábitos. 


5 – Pense Simples 

Muito se fala em "pensar fora da caixa", mas, antes disso, você deve pensar simples. Neste livro, escrito por Gustavo Caetano, fundador da SambaTech, você entenderá como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso. O autor fala da importância de ser ágil e leve para se manter com alto potencial inovador e a não acreditar no “sempre foi assim”. 


O que você vai aprender? 

Quando inovar e como desenvolver a inovação; 

Como descobrir no que você deve apostar; 

Como saber qual rumo tomar; 

Como saber em qual mercado atuar.


Seguindo essas dicas de leitura, você conseguirá muito mais que um emprego, conhecimento que será guardado e utilizada na vida toda. 

   Compartilhar no Facebook